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"Nomes são o ativo mais importante de uma Empresa"
Jack Welch

Talisman

segunda-feira, 18 de junho de 2012

A Rodovia dos Nomes

Nomes perfeitos possuem a capacidade de ampliar os horizontes comerciais.


O Projeto "Rodovia dos Nomes" é alicerçado no manejo consecutivo de oportunidades construtivas do Mestre dos Nomes.

Porque nomes são diferentes de Slogans e ainda mais diferentes de Logotipos:

Nomes traduzem modelos de linguagem. A linguagem da marca possui um código comunicativo muito específico.

Este código estabelece um padrão de atividades. A criação da marca deve obedecer a princípios corretos de naming. Estes princípios são estabelecidos em hierarquias comunicativas. Assim é que, se o nome for "regionalista", por exemplo, ele terá dificuldade em se tornar "nacional" e ainda mais impedimentlos de ascender a postos globais.

A pesquisa nominal, portanto, não é um trabalho para designers de logotipia. Ainda que haja motivos de coligar os trabalhos para a expansão da marca, o design só pode aceder depois de haver uma pesquisa linguística correta.

Slogans nascem para potencializar nomes.

Os Slogans podem ser dedicados a promover a marca como um todo, ou a justificar campanhas de desenvolvimento. O sucesso atual da Apple possui um elemento pouco conhecido da maioria: Jobs criou campanhas com desenvolvedores profissionais de Naming. Com incansável persistência, a Apple investiu, acreditem-me, muitos milhões de dólares para criar centenas de slogans e campanhas de marketing amparadas em naming estratégico.

É sempre ótimo economizar onde um supervisor garanta a qualidade. Como referência pode-se dizer que é sempre perigoso ir a uma loja de chinelos de praia esperando ganhar  a maratona correndo com um deles. 


O chinelo é baratinho. O chinelo é servido aos montes. Mas, o pé no chinelo não ganha maratonas!


Nem que a "logovia" dos criadores lhe ofereça 100.000 chinelos isto seria possível... porque o objetivo é outro. O conceito de nomes corretos necessita de expertise... e isto vai além da nossa opinião: isto é a tese dos melhores do mundo (consulte Jack Trout, Jack Welch, Peter Drucker, Alries, Tom Peters... todos são unânimes em separar logotipistas de naming creators).

Slogans, portanto, seguem uma relação de interdependência com as fontes do projeto em curso. Eles podem ser curtos ou até hiper curtos. Eles precisam ser diretos, ou indiretos, em acordo com o que desejamos criar na mente do consumidor.

A estratégia dos Slogans de campanha bem pode ser a de "amolecer" as certezas dos consumidores do concorrente... e servirem como trampolim para um novo produto que sua marca vá colocar no mercado, depois do "derretimento das calotas da polarização".

Neste conceito, vale a pena estudar o caso, vale a pena gerar um produto de desenvolvimento apoiado em inteligência racional, mais do que em "quantidades ilimitadas" de chinelos de praia.




Uma boa estratégia garante a perpetuação da sua marca.

POR QUE EU PRECISO CRIAR UM NOME E SLOGAN PROFISSIONAL? 

As razões são tantas que poderíamos escrever um tratado. A gente pode resumir esta necessidade  partir de algo bem simples:

"Porque o consumidor não está interessado na opinião do dono. O consumidor de hoje tem idéias próprias!"

Talvez você pense coisas muito legais, que lhe façam se sentir bem ao ouvir um nome. Mas estes sentimentos serão sempre exclusivos. O consumidor também tem gostos exclusivos. Alguns são Corintianos, outros são Palmeirenses e há também os São Paulinos...cada um deles ama escutar estes nomes, mas é dificil juntar todos se a gente ergue uma bandeira de gostos pessoais na marca.


A questão, portanto, precisa de estratégia. Muitos nomes e slogans pecam por serem voltados para um auto centrismo. A pessoa acha legal aquilo, e esquece que o maior motivo de se criar um nome e slogan é a geração do mel de atração à clientela.

Existem muitas pessoas com humor bizarro. Nem todos tem estômago para o humor pícaro. Tem gente que gosta de comida picante. Outros a preferem "adocicada".

O gosto, como de praxe, não se discute. O que se discute é a forma do convite que vai ser feito para que os consumidores, sejam eles do time que forem, venham a se sentir bem com a proposta da sua marca.

O nome correto para a sua empresa depende de vários fatores. O principal fator é aquele relacionado ao tipo de clientela.

Um construtor de casas de luxo não deve colocar um nome "popular" com relações pejorativas de valor. Esta é a idéia tradicional...coloca-se um nome igual à natureza do empreendedor. O empreendedor necessita do nome certo para traduzir o tipo de mercadoria que ele pretende vender.

Por exemplo, se alguma construtora de imóveis de alto padrão se chamasse de "Construtora Favela", ela automaticamente deporia contra a qualidade do seu foco de mercado. Por outro lado, se a tal empresa fosse dedicada à urbanização de favelas, o tema nominal, ou seja, a fonética da palavra "favela", poderia ser contemplado em alguma parte do processo.

Um sorveteiro, nascido humilde, fez exatamente o oposto: mudou o nome simples de sua sorveteria para algo bem pomposo. E criou um vínculo com o requinte. Nestes termos, já à primeira vista imagina-se que aquele produto jamais teria nascido em um fundo de quintal, em uma "favela norte americana". A clientela imagina que o produto, devido ao requintado nome, vem do exterior...e admite pagar mais caro por ele sem nada questionar(o nome pode criar a definição de valor agregado).


Você acha que um trabalho feito por pessoas sem formação pode estruturar tal tipo de estratégia?

Um bom nome posiciona sua empresa e a coloca em um patamar de consumo específico.

Um bom nome também precisa obter a facilidade de fixação da marca na mente do cliente. Então, neste estágio, depois que o nome foi criado, devem ser pensadas as formas que irão facilitar esta fixação. A forma é, portanto, um complemento da idéia, um fator de expansão de seus atributos sociais. Uma das estratégias mais brilhantes, outrossim, é fazer com que a forma definitiva lembre o que a empresa produz.


Não podemos deixar de citar o exemplo de uma marca lider... a Microsoft.


Micro = computador, miniaturização, o que está dentro
Soft = programa, leveza, facilitação
Então, a marca significa, "o que faz o computador ser fácil"... falem o que quiserem os que discordam deste fato, este é o nome mais perfeito criado no século 20... e curiosamente, o próprio design é algo hiper simples...subliminar aplicada!




Quanto custa?


Preferimos lhe informar o custo através de uma pré análise estratégica de seu perfil.


Qual a finalidade do nome (marca? produto? projeto? franchising? representação comercial?)


Envie-nos um sumário do seu plano de desenvolvimento.


Tal como outras grandes empresas de gerenciamento estratégico, nós selecionamos nossos clientes. Nestes termos, para personalizar, evitamos banalizar.


Existem vantagens exclusivas em aderir a um modelo de desenvolvimento criativo personalizado. A primeira delas é a dedicação em tempo integral. Nós criamos grupos de trabalho dedicado que não descansam até obter o melhor resultado. Nós criamos linhas de comunicação especiais, incluindo atendimentos em finais de semana, feriados e fora do horário comercial padrão.

Nós atualizamos as buscas diariamente   e mantemos nossos clientes totalmente informados das perspectivas obtidas.

O volume pesquisado é drásticamente filtrado, e cada etapa do processo é apresentada para aprimoramento do foco final. As sugestões são amparadas em um foco prévio do seu padrão linguístico com o padrão do mercado (geramos brainstorm para produção de um "mixing" ideal).

Quanto tempo para eu obter meu nome ou slogan:


A partir de 10.000 anos de história, hoje podemos afirmar que, de todas as peculiaridades do ser humano, aquela destinada ao ato criativo é a mais enigmática. Criar a obra perfeita é algo tão imponderável que não pode ser estimado. Apesar desta lei ser real para o mundo dos artistas, A Rodovia dos Nomes criada pelo Mestre converge esforços para sistematizar as condutas.


Esta linha de raciocínio adota pulsações fonéticas comparativas. É algo muito interessante porque, diferente do "chutômetro" dos criadores sem proeficiência, nossa bagagem utiliza conceitos comunicativos agregados.


Um dos resultados mais espetaculares deste tipo de ação foi obtido na marca Mercadorama, uma rede de supermercados paranaense que agrega  a palavra "Mercador" e a palavra "Ama'. Inspirado nesta fusão, o seu proprietário geriu o primeiro slogan da marca "Nós servimos melhor".


Marcas perfeitas nascem da fusão de ideais fonéticos. Esta busca é hoje parametrizada e permite edificar resultados criativos em dias ou semanas.


Cada projeto é avaliado antecipadamente, e lhe concederemos uma estimativa confiável do tempo previsto para elaboração. Muitos resultados são apresentados com menos de 1 semana de trabalho.   


O que acontece caso eu não fique satisfeito com as nomes criados?


Existe um modelo de desenvolvimento para cada tipo de objetivo. Velocidade, quantidade e preferências são otimizadas com orçamentos justos. O processo criativo desenvolve diversos patamares criativos. Estes patamares criam referências quanto à linha de desenvolvimento estético mais apropriada. Você pode interagir em cada uma das fases de desenvolvimento, opinando e designando focalizações de interesses. Esta condição ajuda a criar um foco o mais exato possível para suas necessidades e gostos. Neste conceito, A Rodovia dos Nomes  do Mestre lhe oferece desenvolvimentos extremamente extremamente personalizados. Você pode solicitar a alteração dos nomes e slogans durante as fases, com garantia de geração do número de blocos de sugestões contratados. Em alguns casos pode ser necessário gerar múltiplas seleções. Para estas eventualidades você conta com a inclusão do Termo de Garantia Total. A inclusão deste termo torna seu trabalho virtualmente ilimitado, com geração de tantas sugestões quantas sejam necessárias e com investimento de tempo também ilimitado de nossos naming creators. 



Fale com o Mestre!



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