Seja Bem Vindo(a)!

"Nomes são o ativo mais importante de uma Empresa"
Jack Welch

Talisman

domingo, 20 de maio de 2012

Chineses se apropriam do nome de Michael Jordan

Michael Jordan está processando uma empresa chinesa de produtos de atletismo.

Nos termos deste artigo, fica aqui o alerta:

"Ao adquirir um nome chinês, esteja atento ao copyright do mesmo, antes que seja tarde".

O atleta Michael Jordan está degladiando uma guerra judicial contra uma empresa chinesa, a qual ele alega utilizar seu nome e identidade mercantil sem a devida autorização. 

O nome Michael Jordan é traduzido como "Qiaodan" e a companhia chinesa "Qiaodan Sorts". Observa-se que a companhia chinesa está sendo acusada não apenas de usar o nome, mas o número da camisa de Michael e também, o próprio nome das crianças dele...

Bem, estes são os relatos do famoso atleta aposentado da NBA, hoje com 49 anos de idade. Você pode conferir isto no video que anexamos acima deste texto.

Segundo Jordan "me dói assistir a alguém me representar com mediocridade, a mim e a minha identidade esportiva. Neste caso eu não tenho nenhuma escolha exceto a via judicial. Outros atletas já fizeram o mesmo".

confira em http://www.therealjordan.com/en/ 

Fato é que, quando a Qiaodan começou a usar o boneco chinês de Jordan, no ano 2000, ela passou a se tornar muito popular. Segundo apontamentos do New York Times, a companhia lucrou 45 milhões de dólares apenas no último ano. Apesar disto, a companhia discorda das alegações de Jordan, afirmando que "qualquer coincidência é acidental".
Consultada sobre o caso, a  NBC expressou sua opinião.  “Não existe conexão, 23 é apenas um número como $23 ou $230 dólares... Eu não creio que exista qualquer tipo de problema neste caso. … Existem tantos Jordans jogando basquete e há tantas outras celebridades tanto nos EUA quanto no restante do mundo chamadas Jordan".

E fica aqui a pergunta, se isto é real, porque Jordan demorou mais de 10 anos para efetivar uma ação judicial?

Algumas pessoas, todavia,  já especulam que o jeito "Yao Ming" de resolver as coisas pode estar com a razão. Ano passado o Wall Street Journal publicou uma reportagem sobre  Yao Ming e um outro atleta famoso na China. Os dois ganharam duas ações judiciais independentes e obtiveram cada um ca. 48.000 dólares de indenização pelos danos de infração a marcas de nomes registrados.

Por seu turno, Jordan antecipa que, caso vença esta demanda judicial, irá investir todo o dinheiro recebido para promover o Basquete na China.


Qual a sua opinião?



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...