Seja Bem Vindo(a)!

"Nomes são o ativo mais importante de uma Empresa"
Jack Welch

Talisman

sábado, 26 de maio de 2012

Alguns segredos do Naming regionalista

Algumas pessoas são dotadas de um extraordinário magnetismo. Movidas por esta energia de indescritível valor, elas são chamadas de empreendedores.

O empreendorismo requer um senso de aventura. E este senso busca gerar o novo na sociedade.

A comunicação exerce um papel fundamental neste desenvolvimento. Não raro podemos encontrar destemidos empreendedores tentando utilizar nomes comerciais genéricos, coligados a eventos duvidosos ou difíceis de serem pronunciados.

Palavras "fáceis" em outros idiomas podem resultar em verdadeiros "desastres comunicativos", quando transladadas a outro país.

Mesmo dentro do mesmo idioma, certas expressões criam embaraços. Se uma empresa brasileira exportadora de miúdos de frango resolve exportar para Portugal, por exemplo, precisará saber que "miúdos" tem outro significado na pátria lusa.
Na via inversa, imagine que uma empresa portuguesa resolva vender "sopa de pipis" no Brasil...

 Cada cultura tem as suas referências!

O Mestre dos Nomes desenvolve trabalhos profissionais. A mais de 30 anos estamos continuamente estudando e aprimorando as estratégias de interação comunicativa.

A algum tempo atrás tivemos o privilégio de compor a estratégia de desenvolvimento para um empresa sul catarinense.

Este trabalho envolveu muitos meses de dedicação e resultou na criação de nomes para linhas de produtos, marcas e slogans de potencialização comunicativa. No decorrer deste trabalho, pesquisando  cultura local dos nativos, descobrimos alguns pormenores dignos de menção.

Vou compartilhar algumas destas sensações com você. Então, leia com atenção e feche os olhos para imaginar:

Qual é a sua primeira impressão para a palavra "cebola"? O que lhe vem à mente(feche os olhos, seja sincero)?
 Aqui vai uma imagem para ajudar:



imaginou ?...reserve.



E qual é a imagem que você cria na mente para o nome "Bin Laden"?



Imaginou?


Agora imagine que vai comprar um carro novo associado ao nome "Cebola". Sim, parece algo incrível, mas existe um obstinado empreendedor que a despeito desta conexão, deu este nome a sua revenda! O podemos dizer de "Cebola Automóveis"?


E se você precisa de um guincho, de um reboque para uma situação de emergência em seu carro novo. Você chamaria uma empresa coligada ao nome do mais destrutivo terrorista de todos os tempos?

De novo, fique certo de que existe uma pessoa que imaginou diferente, e criou seu negócio sob o nome "Bin Laden Guinchos".

Fatos como estes nos alertam para a importância na criação de nomes culturalmente bem ajustados.

As forças de desenvolvimento comunicativo estão longe de serem apenas aquilo que escrevemos. Elas formam caminhos mentais. Neste sentido, é muito perigoso criar nomes relacionados a significados diretos. Este tipo de nome sempre corre o risco de perder competitividade...ou demorar para "decolar".


A sua marca vibra cada vez que uma pessoa fala, cada vez que o telefone toca e alguém diz "marca tal" bom dia!

Esta vibração se expande... e se multiplica no dia a dia de seus clientes potenciais. Marcas com significados culturais, antes de serem "marcas",  já existem no  conceito da sociedade. 

O estudo destas possibilidades garante melhores índices de desenvolvimento. O Mestre dos Nomes é a sua melhor opção para dar início à construção de sua marca, produtos, slogans e projetos comerciais.

Faça uma consulta sem compromisso. Estamos ao seu dispor para lhe ajudar a multiplicar seu potencial empreendedor.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...